O Visão

Quando surgiu Visão era um sintozoide, um ser humano criado em laboratório com órgãos sintéticos. 

Como o neologismo nunca foi muito aceito, Visão sempre ficava na vaga condição de androide com sentimentos.

Na história de The Avengers # 58 (Heróis da TV # 34), sua segunda aparição, ele chega até à chorar! 

Porém anos depois o Homem-Formiga faria uma viagem pelo seu interior (em Avengers # 93/Heróis da TV # 44), tencionando reativá-lo após um confronto com os skrulls.

Nesta aventura, desenhada por Neal Adams, fica claro que nosso sintozóide nada mais é do que um andróide com detalhes especiais.
Com o passar dos meses e a mudança das “mentes criativas” da Marvel, Visão apaixonaria-se por Vanda, a Feiticeira Escarlate e seria correspondido.
Em 1974 descobriríamos que Visão é na verdade o Tocha Humana original (!) reformado e o casal de pombinhos casa-se em uma das cerimônias mais estranhas do quadrinhos – e olha que existem cerimônias estranhas – na seqüência de aventuras mostrada em Avengers # 130 a 135 e Avengers Giant Size # 2 a 4) .

Tudo ficaria bem resolvido, já que o esquecimento desde “detalhes” deixaria de incomodar os leitores, mas Vanda usa seus poderes mutantes e fica grávida na década de 1980!

Como dizia a minha mãe... “papel aceita tudo”.
Depois as crianças deixariam de existir, já que eram partes da alma de Mefisto e só existiam enquanto Vanda estava lhe dando atenção (ou algo assim).

Nesta época Visão foi desmontado e seus bancos de dados foram apagados por agências secretas de vários governos (em represália à uma tentativa de domínio global poucos meses depois de Guerras Secretas I em Avengers # 252 a 254) e ele volta a ser um androide insensível, ganhando inclusive um novo visual; obra de John Byrne, quando assumiu o título The West Coast Avengers.

Mas o samba do crioulo doido com Visão ainda não tinha terminado.

O seu criador (digo o criador do Tocha Humana) é chamado para remontá-lo (Deus, esse homem deve ser descendente de Matusalém já que na Segunda Grande Guerra ele já estava com uns 40 para 50 anos).

Horton porém diz que o Visão não era o seu projeto de Tocha Humana! Ou seja Visão não era o Tocha! Obra de Byrne, novamente!

Na verdade o Visão teria sido construído com as peças sobressalentes do Tocha, o quê não explica muito bem por quê com peças sobressalentes o projeto dos dois androides teria ficado tão diferentes, mesmo que o Visão tenha sido manipulado pelo Ultron.
Em 1999 Kurt Busiek na série Vingadores Eternamente, remendou a trama, mas acreditem mesmo com o talento de Busiek o remendo ficou do mesmo tamanho do soneto. Graças à interferência de seres capazes de viagem temporal em um determinado momento houve uma bifurcação do sintozoide: ou seja passou a existir dois quando havia apenas um.
Ainda assim Visão teria modificações a sofrer.
Logo após a trama da série West Coast Avengers, o sintozoide separara-se de Vanda, que começa a arrastar a asa para o Magnum, o sujeito que cedeu seus padrões cerebrais para criar a identidade do Visã, então seria normal que o herói se apaixonasse pela mesma pessoa que o sintozoide.
Próximo ao aniversário de 35 anos de Vingadores, o Visão foi trocado por uma contra-parte de outra dimensão, e durante a batalha acabou destruindo seu corpo original, ficando com o corpo interdimensional, caí um visual levemente diferente do branco criado por Byrne. O artista da época era o Steve Epting.
Não bastando isso, anos depois, após o evento Heróis Renascem, voltaria a ter sentimentos, mas aí já estava nas mãos competentes de Kurt Busiek, que soube conduzir a trama de seu ciúmes pelo relacionamento entre Vanda e Magnum.
Não houve grandes modificações até o evento Vingadores: A queda quando ele foi destruído e posteriormente reconstruído, baseado em backups de banco de dados (que lembre-se: tinham sido destruídos na época do imbróglio com os governos).


Colaborou com o Jovens Vingadores e auxiliou o viajante do tempo CapitãoAmérica, armazenando informações em seu banco de dados que seria utilizadas no “renascimento” do soldado.

Certamente com o final da Era Bendis nos Vingadores deve retornar a ter papel mais importante na série.
Tecnologia do Blogger.