Review: A morte da luz, George R R Martin

A morte da luz (Leya, 2012, ISBN 978-85-8044-492-6) é o primeiro romance de George R R Martin, publicado em 1977.

Martin ficou conhecido recentemente no Brasil em função de As Crônicas de Gelo & Fogo, que inspiraram a série de TV Game of Thrones, mas começou como escritor de ficção científica (sci-fi).

Neste livro temos uma complexa trama envolvendo significados de palavras, honra, família, dever, posse e um cenário ficcional vívido: um planetoide que se afasta da órbita de sua estrela mãe e está cada dia mais escuro, frio, próximo da morte – daí o título do livro.

Na trama Dirk t'Larien vai à Worlorn para encontra com Gwen Delvano, um antigo amor, acreditando ser possível reconquistá-la, mas a encontra envolvida num triângulo com pessoas de uma cultura distinta que a torna submissa. O desejo de liberdade de Gwen, põe t'Larien em risco quando ele acha ser possível romper facilmente com os códigos morais daquela sociedade.

O romance é bem escrito e fica evidente o gosto de Martin por um cenário grandioso, junção de palavras e um código de valores que se sobressai por ser estranho à nossa própria cultura.

É um bom romance saboroso e o estranho é que George R R Martin não tenha retornado até hoje ao mesmo universo ficcional.

Vale a leitura, mas advirto que leitores de fantasia medieval podem não se impressionar com a trama.