Elric: The making of a sorcerer (2004)

Publicado como minissérie em 2004 pela DC Comics, The making of a sorcerer narra o treinamento de Elric, filho do Imperador Sadric e príncipe herdeiro de Melniboné, para tornar-se um sábio imperador.

Existe uma resistência contra Elric por ser fisicamente fraco, algo evidenciado pelo seu albinismo, mas a graphic novel peca um pouco neste quesito. Apesar de tomar porções e reclamar de cansaço físico, Elric é retratado como um jovem impetuoso, e este será o contraponto desejável para a narrativa, ou seja, mostrar como um jovem impetuoso e disposto à ação a todo momento irá conseguir através de imersões nos sonhos aprender o suficiente para gerir o reino. Já no romance Elric de Melniboné (1972) a fraqueza de Elric é pública e notória e mesmo seus amigos questionam se ele seria a escolha ideal para suceder o Imperador Sadric.

Como opção a ele temos Yyrkoon, representando de maneira bem distinta dos clássicos apresentados por P Graig Russell e Michael T Gilbert nos anos 1980, aqui ainda com ódio mortal contra seu primo, mas capaz de agir indiretamente e menos louco. A cada imersão de Elric, Yyrkoon emerge também disposto a tornar-se sábio e matar o avatar do príncipe albino, algo que provocaria a morte de seu corpo físico.

Em cada uma das quatro edições o mestre Tanglebones dá a Elric uma porção que o envia ao reino dos sonhos por anos ou décadas, enquanto em Imrryr passam apenas algumas horas. Lá, no reino dos sonhos, Elric obtêm conhecimento da língua dos dragões, de como comandar os demônios, dos pactos com o seu demônio patrono, Arioch, e em diversos momentos mesmo ali está de posse de Stormbringer, a espada diabólica que rouba almas, evidenciando seu destino no mundo real. Seriam sonhos ou visitas a corpos de ancestrais? Seria ele senhor ou escravo de Stormbringer?

Ao final as experiências alteram o jovem aproximando-o do melancólico regente visto em Elric de Melniboné (1972), assim como Yyrkoon do louco descontrolado presente naquela narrativa.

Bem diferente da narrativa fragmentada de Michael Moorcock'sMultiverse (1997), Elric: The making of a sorcerer é capaz de surpreender até aos leitores mais exigentes mostrando um excelente trabalho de Walt Simonson (The Mighty Thor, Orion, Michael Moorcock's Multiverse) e uma narrativa bem estruturada do autor inglês, capaz de agradar a fãs hardcore das novelas de Moorcock, assim como os neófitos advindos dos quadrinhos.

Inédito no Brasil.













Tecnologia do Blogger.