Game of Thrones [3x03] - Walk of Punishment

Longe da lenga-lenga comum à segunda temporada, a terceira temporada da série de TV Game of Thrones tem velocidade e diálogos rápidos. Em Porto Real Tyrion é nomeado Mestre da Moeda, enquanto Lorde Baelish, o Mindinho recebe a missão de ir até o Vale para conseguir o apoio da tia louca de Robb Stark. Este último, por sinal, está enterrando o avô, Hoster Tully em Correrio, questionando o tio inepto e lá o exilado BlackFish retorna para casa.

BlackFish é um Tully que teve profundos desentendimentos com o irmão, agora falecido. Seu apelido “peixe negro” é um equivalente à expressão “ovelha negra”. Apesar dos desentendimentos exclusivamente com o pai de Cattely, ele é profundamente querido por sua sobrinha, que acredita implicitamente que ele é o herdeiro mais adequado para as posses da família do que o fraco irmão.

Lembre-se que a tia louca de Robb é quem começou toda a trama, quando Lorde Arryn, Mão de Robert Baratheon morreu e o rei decidiu convidar Ned Stark para ocupar o cargo. Naquela época a irmã de Cattelyn, Lysa, viúva de Arryn e então senhora do Vale, avisou à Ned em uma mensagem secreta que seu esposo havia sido assassinado. Temendo pela vida do amigo Robert, Ned aceita o cargo, disposto a trazer à luz a trama.

Tyrion recebendo os livros-caixa para sua nova condição, descobre que Mindinho não roubava da coroa, mas percebe que o reino deve tremendas quantias à sua família (os Lannisters, famosos por empréstimos) e a banqueiros em Bravos. Note que isto não é um fato novo na série, Ned Stark quando assumiu como Mão se opôs ao torneio que foi realizado na época, e uma de suas argumentações era a falta de fundos.

Com a descoberta da origem nobre de Arya, Thoros a mantêm, assim como ao Cão, mas não como prisioneira. Mas Torta Quente fica para trás na estalagem. A feiticeira vermelha abandona temporariamente Stannis Baratheon. A trama tem um significado oculto. Stannis pede à Melissandre um novo “filho” - um demônio das sombras, como o que matou Renly na temporada anterior. A feiticeira responde que o “fogo do rei arde fraco”, algo que soma à figura de Stannis, tido como alguém que não tem muito apreço pela companhia feminina.

Theon Greyjoy foge com o auxílio de um estranho, é quase capturado novamente pelos mesmos homens que não revelam sua origem, e então é resgatado por aquele que facilitou sua fuga, que por sinal se mostra um hábil arqueiro. Note que apesar da tortura esta trama é quase nonsense. Greyjoy foi capturado mas não sabe por quem. É torturado apesar de fornecer as repostas aos seus captores. Descobre na prisão que sua irmã implantou um espião para agir no momento adequado – será? Este espião facilita a fuga e consegue garantir que Theon sobreviva. Mas os leitores dos livros, como eu, sabem que a vida de Greyjoy não tem nada de segura e que ele apenas escapou da frigideira para o fogo. Antes de morrer um dos captores, ao ver o arqueiro exclama “Seu bastardo...”deixando uma dica bem clara de quem pode ser estar pretenso salvador.

Macen Ryder decide usar seus guerreiros para transpor a Muralha e atacar a Patrulha da Noite, agora com profundas baixas. Envia para Tormund e Jon Snow. A Patrulha, à contragosto pernoite novamente nas terras de Crasten. Uma de suas filhas esposas, à qual Sam Tarly já havia se afeiçoado na temporada anterior, dá à luz um menino e sofre pois sabe que o recém nascido será sacrificado aos deuses que Crasten adora.

Em Astapor, Daenerys oferece um dos dragões como pagamento pelos oito mil soldados, apesar das críticas de Mormont e Selmy, que são imediatamente advertidos que não devem criticá-la abertamente.

Mas rouba o episódio a trama de Brienne e Jaime Lannister. Capturados por homens de Roose Bolton a dupla fica a mercê da humilhação e estupro. Jaime consegue argumentar que Brienne vale mais com sua virgindade intacta, mas irritado com o discurso do Lannister seu carcereiro decepa sua mão direita – a mão da espada!

O terceiro episódio da terceira temporada foi ao ar no domingo, 14 de abril de 2013. Esta temporada adapta metade do livro A tormenta de espadas em 10 episódios. A vindoura quarta temporada – em 2014 – adaptará a segunda metade do livro. Tudo indica que o divisor de temporadas seja o evento conhecido pelos leitores como o casamento vermelho, que aparentemente será à altura do nono episódio desta temporada.

[Defeitos]
Apesar de haver ação e diálogos inteligentes e descritivos o suficiente para posicionar o espectador, a série sofre bastante com os cortes a cada três a quatro minutos. Com isto, tramas que tem grande importância parecem apenas adereços na história, como as tramas de Jon Snow além da Muralha e a Patrulha da Noite. Todas as informações estão ali, mas a trama parece ser um mero detalhe no picadeiro, cujo centro ilusoriamente é Porto Real.