Old man's war (2005) de John Scalzi

Old man's war (ISBN 978-0-7653-4827-2, Tor Book, 2005) de John Scalzi é um daqueles livros que após se conhecer tornam-se essenciais. A partir de agora não existirá roda de bate bato sobre livros de ficção em que eu não cite o livro, não esteja ansioso por sua tradução para o português ou por sua adaptação para a TV ou cinema (e dado o estágio atual do cinema, preferencialmente para a TV, como uma série na AMC ou HBO).

O livro é narrado por John Perry, um homem de setenta e cinco anos, que quando completa esta idade visita o túmulo da esposa falecida há nove e, em seguida, se alista na Colony Defense Forces – um novo significado para CDF. Com isso abandona a vida da Terra e parte para as estrelas definitivamente.

Sim, a humanidade alcançou as estrelas, mas passou a disputar novos e raros planetas habitáveis com outras raças também raramente pacíficas. Acredita-se que a CDF tem um processo para rejuvenescer os septuagenários e torná-los ativos, mas ninguém na Terra jamais viu um membro da Força. Boatos correm sobre o processo, mas são apenas conjecturas baseadas em deduções.

* * *

Há realmente uma simbologia. Afinal os homens e mulheres na CDF não são pessoas cheias de nobres ideais. São seres humanos experientes (e experiência conta e muito em uma guerra) que ainda não estão prontos para morrer. Eles tem a opção de viverem em algum asilo esperando a morte ou cumprir um período de dois anos em que a Colony Defense tem a opção para estender para mais oito – e eles sempre usam esta opção. Durante estes dez anos você é da Colony Defense Forces e se sobreviver, poderá receber uma gleba de terra em algum lugar no espaço e fincar a bandeira da Terra.

Porém os índices de perda só no dois primeiros anos são de 75%!

* * *

Divertido, humano e inteligente, Old man's war é um romance de ficção científica militar, mas se concentra nas perdas e conquistas das pessoas e não nas batalhas. Sim, há batalhas. E sim há batalhas emocionantes; mas grande parte do livro é sobre o processo de adaptação à vida militar, o indispensável treinamento (com direito a um sargento irritadiço), a experiência do processo de rejuvenescimento, os novos desafios, o contato com culturas que tem valores diferentes dos nossos e várias dezenas de questionamentos éticos, não somente sobre a ocupação militar, mas também sobre o uso autorizado e não autorizado de material genético. Qual é o limite? Há limite quando se trata de uma guerra em que toda a humanidade está envolvida?

Diretamente o livro não toca no tabu na religião, mas é impossível não comparar a tensão entre a CDF e raça The Consu com a tensão entre muçulmanos e cristãos em relação a uma visão extrema sobre a salvação e o direito ao além; assim como é impossível não questionar quem são os justos herdeiros dos planetas colonizados, já que outras raças também tem suas forças coloniais.

É um livro essencial, que nos oferece uma nova luz para um dos mais tradicionais “ramos” da ficção científica, a ficção militar.

Leia imediatamente!