Livros: O Espadachim de Carvão

O Espadachim de Carvão, Affonso Solano, ISBN 978-85-7734-334-8, Selo Fantasy, Casa da Palavra/Leya.

Adapak é filho de uma manifestação local dos deuses. Ele é diferente e está em fuga...

O livro é uma jornada de descoberta. Adapak jamais havia saído da caverna onde foi criado e não se sabe exatamente por que ele está em fuga.

É uma forma simples de fazer o leitor descobrir Kurgala ao mesmo tempo que o personagem central.

Diferente de todas as raças - de tudo e de todos, Adapak visita cidades, descobre que nem todos são sinceros e ainda tem tempo conhecer o mar junto a uma versão local de Belit.

As cenas de ação são excelentes, bem narradas, quase tridimensionais, mas o livro tem o problema de ser curto, deixando quase a impressão que é "apenas" uma apresentação para algo que virá.

Contando em flashbacks, nem sempre convence, especialmente quando se descobre o destino de seu pai - um dos quatro deuses de Kurgala, o quê pode ser uma falha menor ou uma possibilidade para futuras narrativas. Por causa dos flashbacks, dá a ilusão de fragmentado e não ter uma narrativa que justifique tudo que está acontecendo, mas em uma época em que um autor precisa de sete volumes de mais de 600 páginas cada, para acabar uma história, ser breve é uma incontestável qualidade.

Mesmo assim e talvez até por isso faz desejar uma sequência, que o autor promete para 2014, segundo um rápido twitter que troquei com ele.

Veremos aonde ele irá levar este espadachim que é capaz de deixar Jaime Lannister com inveja por diversos motivos.