Fúria Vermelha (Red Rising)

[Trama]
Darrow, um jovem da classe operária – os vermelhos -- que trabalha para transformar Marte em habitável, descobre ser impossível ter acesso a recompensas mesmo com a produção adequada. Em seguida descobre que a semi-escravidão de sua "raça" é baseado em uma mentira: Marte já é habitável, mas somente as castas nobres tem acesso a estas áreas.

Por ter desafiado as classes superiores – os ouros – ele e a esposa são executados, mas em seu caso é parte de um elaborado plano para reconstruí-lo geneticamente e inserí-lo em uma escola exclusiva para os ouros, depois de fornecer um passado falso. Lá ele, além de conseguir boas notas, deverá se ligar a algum áurico de riqueza e prestígio incontestável de modo a que este lhe forneça as condições para continuar uma ascensão social e militar e em algum momento vingar-se.

[Opinião]
Mais um trilogia distópica com jovens que será adaptada em breve para o cinema, Fúria Vermelha é um clichê após o outro. Lembra, por demais, as escolas de magia de Harry Porter e a luta dos jovens de Jogos Vorazes. Pelo tema lembra outras obras importantes da ficção científica como Gateway, AdmirávelMundo Novo e até mesmo 1984, mas não espere nenhuma complicação.

A motivação de Darrow é fraca e todo o resto tediosamente previsível. Ele aceita ser parte do plano de Dancer por sentir a dor da perda da esposa e sentir-se traído. Acredita que ao terraformar Marte estava garantindo a sobrevivência da humanidade, uma ideia que foi imbutida na sua classe social. Ao descobrir que é uma mentira, crê que sua existência foi uma mentira.

Ao se infiltrar é previsível os momentos em que ele percebe que nem todos os ouros são maus e que foram "apenas criados daquela maneira", assim como os momentos em que se afeiçoa a alguns deles. Diálogos que remetem ao fato de que em algum momento no futuro terá que traí-los, ajudam o leitor a lembrar que já viu uma dúzia de filmes e livros semelhantes.

Se há algo de bom a ser dito em favor do livro prefiro me concentrar na ousadia da Globo Livros em lançar um livro recente – foi publicado nos EUA em janeiro de 2014 e a edição nacional é de outubro/novembro do mesmo ano. Uma editora nacional investir em literatura de ficção recente é bom, pena que seja motivado por uma futura adaptação para cinema, que em caso de sucesso, fará a série vender bem.

Fúria Vermelha (Trilogia Red Rising, livro 1), Pierce Brown, tradução de Alexandre D'Elia, Globo Livros, 2014. ISBN 978-85-250-5822-5.